Banner
Banner
Pesquisas predefinidas:  Últimos documentos 
DESTAQUES
 Pesquisar o catálogo

Consulte o catálogo da biblioteca, recorrendo a várias opções de pesquisa. Pode pesquisar o catálogo por vários critérios (Autor, Título, Assunto, ISBN, etc.), Pode ainda criar expressões de pesquisa complexas recorrendo a operadores booleanos e cruzar vários índices.
 Como funciona este serviço?

Através desta interface pode consultar o catálogo da Biblioteca Digital Camões e descarregar de forma gratuita os documentos pertencentes à coleção. Pode, também, obter informações acerca dos exemplares e a localização de documentos de bibliotecas físicas do Camões, I.P. Nesta interface tem disponíveis várias páginas de consulta e navegação dos registos bibliográficos das bases disponibilizadas por esta biblioteca.
Se pretende encontrar um documento e se sabe algum elemento que o identifique, por exemplo, o título, o ISBN ou mesmo o autor, pode recorrer à pesquisa simples, avançada ou percorrer índices para o localizar.
Dependendo da opção que selecionou tem disponíveis diferentes formas de construir uma expressão de pesquisa ou localizar o termo que procura

Pesquisa simples - Escreva um ou mais palavras e selecione a forma de as relacionar. Com alternativa pode escrever uma expressão que limite a pesquisa a um índice específico ou ainda escrever uma expressão booleana que cruze múltiplos termos

Pesquisa avançada - Apresenta uma forma de pesquisa que permite construir uma expressão booleana de uma forma simples. Preencha o formulário e selecione os índices e operadores de pesquisar

Percorrer índices - Permite navegar alfabeticamente na lista de termos de qualquer índice de pesquisa Os registos encontrados são apresentados segundo o formato de visualização selecionado na página "Opções" (descrição completa, ISBD, NP405, etc.)
 A biblioteca digital Camões

A Biblioteca Digital Camões é um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.
A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também em edições actuais, protegidas por direitos conexos (fixação de textos, notas críticas, prefácios e posfácios…etc.), obras protegidas por direitos e de autores vivos. Consequentemente, cada edição publicada terá um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.

Nesse sentido, existem níveis diferenciados de acesso:

1 – Apenas leitura;
2 – Leitura e impressão;
3 – Leitura, impressão e cópia.

A licença de utilização, que antecede a descarga de alguns títulos, serve para atestar que se trata de uma edição que é pertença de uma editora; uma edição que é o resultado do esforço financeiro e humano de uma instituição que tem um nome. Aliás, este critério será sempre aplicado, as edições serão sempre identificadas, evitando riscos desnecessários em relação à qualidade e autenticidade das edições.

Uma parte dos títulos disponíveis é de obras cujos direitos ou as edições são pertença do Camões, I.P. (devidamente identificadas no ficheiro); sempre que se tratem de obras que ainda existem no mercado em formato papel, a Biblioteca Digital Camões possibilitará apenas a leitura em linha da obra; em todos os outros casos será facultada ao utilizador a possibilidade de ler, imprimir e copiar. No que respeita as edições fornecidas por parceiros, as permissões são negociadas caso a caso.

A Biblioteca Digital Camões não se pretende apresentar como alternativa ou um concorrente de editoras ou livrarias. É uma biblioteca. O trabalho dos editores é insubstituível e fundamental. O reconhecimento dos responsáveis pelas edições é também uma manifestação de respeito pelas pessoas que ganham a vida a fazer e a vender livros, e que aceitaram participar connosco nesta missão de divulgação da língua e cultura portuguesas no mundo.
 As bibliotecas físicas

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. possui uma vasta rede de Bibliotecas, integrando quer a biblioteca Camões, I.P. na sede em Lisboa (em fase de reestruturação), herdeira dos acervos bibliográficos dos organismos que o antecederam (IPAD e Instituto Camões), quer as 16 bibliotecas disponíveis nos Centros Culturais Portugueses em diversos países, com predominância nos países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).